sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

ALUNO DE PEDRO DO ROSÁRIO É O 1º COLOCADO ENTRE OS MEDALHISTAS DE OURO NA 16ª OBMEP

 



Com uma população estimada em 2021 de mais de 25 mil habitantes, Pedro do Rosário, no Baixada Maranhense, teve dois alunos premiados na 16ª OBMEP, sendo um deles o primeiro colocado no Estado do Maranhão com medalha de OURO no nível 2 da Olimpíada, e uma aluna com menção honrosa.

A medalha de ouro foi conquistada pelo aluno, Álex Luciano Marques Morais, do Centro Educacional Raquima Martins. As explicações para o êxito do aluno pedrorrosariense remonta à 1ª fase da OBMEP 2019, quando Álex Luciano, então com 12 anos e no 6º ano do Ensino Fundamental, foi o aluno que mais pontuou na prova da Olimpíada a nível municipal.

Álex passou para a 2ª fase e começou a estudar na semana seguinte sob a supervisão do seu pai Alekson Morais, professor de matemática da rede de ensino em Pedro do Rosário, e utilizando os bancos de questões disponíveis no site da Olimpíada, além das provas de anos anteriores.

Quando saiu o resultado a surpresa foi grande, veio a sua primeira medalha na competição, uma medalha de bronze na 15ª edição da OBMEP.

Nesta última terça-feira (18/01/2022), saiu a relação dos premiados na 16ª Edição da OBMEP, e o Maranhão teve 4 medalhistas de ouro, sendo apenas um aluno do nível 1 (6 e 7 anos do Ensino Fundamental), e três alunos do nível 2 (8 e 9 anos do Ensino Fundamental). Dos três medalhistas de ouro do Estado, o aluno pedrorrosariense foi o primeiro colocado em ordem decrescente de pontuação, conforme divulgação no site da OBMEP, segue link consulte aqui.

Vale mencionar que nesta edição da OBMEP participaram 17.774.636 alunos e 53.374 escolas em todo o Brasil. Diante desses números o aluno do C. E. Raquima Martins, Álex Luciano, ficou na posição 65 do ranking nacional dos medalhistas de Ouro.


O município da baixada também se destacou com a aluna Ádylla Samy Ferreira, também do C. E. Raquima Martins, que foi contemplada com Menção Honrosa pelo seu excelente desempenho com o resultado obtido no Nível 1 (6 e 7 anos do Ensino Fundamental). Pedro do Rosário também foi reconhecido a nível nacional pela premiação e Menção Honrosa concedida ao professor da mesma escola, Alekson Morais.

Conquistas como essas, devem com toda certeza serem frutos de muito esforço e dedicação dos alunos, que são os protagonistas dessa competição, bem como de todo o comprometimento da Instituição Escolar por promover e proporcionar condições de qualidade ao seu corpo docente e discente.

OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário