Com uma população estimada em 2021 de mais de 25 mil habitantes, Pedro do Rosário, no Baixada Maranhense, teve dois alunos premiados na 16ª OBMEP, sendo um deles o primeiro colocado no Estado do Maranhão com medalha de OURO no nível 2 da Olimpíada, e uma aluna com menção honrosa.
A medalha de ouro foi conquistada pelo aluno, Álex Luciano Marques Morais, do Centro Educacional Raquima Martins. As explicações para o êxito do aluno pedrorrosariense remonta à 1ª fase da OBMEP 2019, quando Álex Luciano, então com 12 anos e no 6º ano do Ensino Fundamental, foi o aluno que mais pontuou na prova da Olimpíada a nível municipal.
Álex passou para a 2ª fase e começou a estudar na semana seguinte sob a supervisão do seu pai Alekson Morais, professor de matemática da rede de ensino em Pedro do Rosário, e utilizando os bancos de questões disponíveis no site da Olimpíada, além das provas de anos anteriores.
Quando saiu o resultado a surpresa foi grande, veio a sua primeira medalha na competição, uma medalha de bronze na 15ª edição da OBMEP.
Nesta última terça-feira (18/01/2022), saiu a relação dos premiados na 16ª Edição da OBMEP, e o Maranhão teve 4 medalhistas de ouro, sendo apenas um aluno do nível 1 (6 e 7 anos do Ensino Fundamental), e três alunos do nível 2 (8 e 9 anos do Ensino Fundamental). Dos três medalhistas de ouro do Estado, o aluno pedrorrosariense foi o primeiro colocado em ordem decrescente de pontuação, conforme divulgação no site da OBMEP, segue link consulte aqui.
Vale mencionar que nesta edição da OBMEP participaram 17.774.636 alunos e 53.374 escolas em todo o Brasil. Diante desses números o aluno do C. E. Raquima Martins, Álex Luciano, ficou na posição 65 do ranking nacional dos medalhistas de Ouro.
O município da baixada também se destacou com a aluna Ádylla Samy Ferreira, também do C. E. Raquima Martins, que foi contemplada com Menção Honrosa pelo seu excelente desempenho com o resultado obtido no Nível 1 (6 e 7 anos do Ensino Fundamental). Pedro do Rosário também foi reconhecido a nível nacional pela premiação e Menção Honrosa concedida ao professor da mesma escola, Alekson Morais.
Conquistas como essas, devem com toda certeza serem frutos de muito esforço e dedicação dos alunos, que são os protagonistas dessa competição, bem como de todo o comprometimento da Instituição Escolar por promover e proporcionar condições de qualidade ao seu corpo docente e discente.
OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário